MERCADO IMOBILIÁRIO
primeiro trimestre 2014
O mercado de imóveis usados tem peculiaridades que só quem atua no mercado conhece, ao contrário do mercado de lançamentos a atividade de um corretor de imóveis se distingue basicamente neste seguimento, pois neste mercado não há espaço para amadorismo, a venda de usados não se restringe a um talão de pedidos ou a uma mesa onde o corretor faz papel de vaso.
O mercado de usados no interior teve no primeiro trimestre de 2014 uma retração de 15%, no interior e de 7,2% na capital, conforme estudo realizado no setor.
Com os eventos da copa, feriados oficiais e pontos facultativos deste período a realidade para o segundo trimestre aponta para dados ainda mais dramáticos.
Isto exige que o profissional esteja preparado e conheça tanto o mercado como os imóveis de sua carteira.
O Venda de um imóvel usado tem um prazo médio mínimo de 90 a 180 dias, isto quando o imóvel atende todas as expectativas do comprador, preço, localização , estado de conservação e condições de negociação.
Normalmente o cliente comprador procura visitar a região que tem intenção de compra, constituindo a placa uma das mídias mais eficazes para este produto, cerca de 40% das chamadas, outro fator inegável é a internet, pois ao ver um anúncio o cliente procura mais detalhes junto aos sites e blogs, que representam 30% dos contatos, os demais 30%, distribuem-se, nos jornais, revistas, rádio, tv, folhetos, etc...
Hoje o cliente comprador não age por impulso, ele normalmente e cauteloso, avalia e visita a região, conversa com vizinhos, faz visitas em horários diversos, traz familiares, amigos e profissionais, olha o imóvel por mais de uma vez, um processo que leva em média 60 dias para que faça a decisão de compra; Ele é um comprador mais exigente, o imóvel usado não permite ajustes e mudanças, sem um projeto e um dispêndio de valores, que precisam ser orçados antes da decisão de compra, tudo isso faz com que a decisão seja mais truncada.
A vendas fluem a partir de uma carteira diversificada que possua produtos que possam atender a todas as demandas do mercado e aos mais diversos perfis de clientes. Algo que leva tempo para se gerar um faturamento linear.
O corretor precisa esta adequado a esta realidade para obter sucesso em suas vendas.